Há dias vejo uma a miga de trabalho usando um lacinho cor de roupa em sua roupa. Uma coisa simples mas que chama a atenção de todos e logo vem a pergunta. O que é isto? Sem hesitar ela logo responde: estamos no mês de conscientização contra o câncer de mama.
A ação dessa mulher determinada não parou por aí. Hoje pela manhã ela entrou em minha sala e com um sorriso no rosto entregou-me um botão de rosa cor de rosa, com um conselho muito importante: Não deixe de fazer exames preventivos. Pois não é que ela foi de sala em sala repetindo o mesmo gesto. Entregou a rosa e a mensagem para todos, mulheres e homens. Sim para os homens pedindo que orientassem suas mulheres, filhas, namoradas, amigas, etc...
Essa amiga é uma mulher vitoriosa. Lutou bravamente contra um câncer de mana e venceu. Hoje é exemplo para todos nós.
Para quem ainda não sabe, outubro é o mês de luta mundial contra o câncer de mama. No Brasil esse movimento começou em 1998 e nunca mais parou. Apesar disso, a cada ano cresce o número de mulheres vítimas da doença.
Veja os dados:
No Brasil, nas últimas duas décadas, a taxa bruta de mortalidade por câncer de mama apresentou uma elevação de 68%.
É a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao palpar suas mamas. Porém, um dos fatores que dificultam o tratamento é o estágio avançado em que a doença é descoberta. Cerca de 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados, gerando tratamentos muitas vezes mutilantes o que causa maior sofrimento à mulher. As mulheres brasileiras estão morrendo devido ao câncer de mama, pois insistem em escondê-lo por medo ou vergonha!
Idealmente, todas as mulheres deveriam realizar uma mamografia (exame capaz de detectar lesões não palpáveis) anual, a partir dos 50 anos de idade e, mais precocemente, em caso da existência de um caso de câncer de mama em mãe ou irmã (antecedente familiar de primeiro grau). Como no Brasil estamos longe de seguir essa rotina, o auto-exame de mamas é a melhor saída.
O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos), mas podem aparecer nódulos benignos em outras faixas etárias que precisam ser tratados.
Cuidados para evitar o câncer de mama.
A herança genética, a obesidade e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama. Ainda assim, todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações. São procedimentos e hábitos elementares que ajudam a evitar o câncer de mama e outras eventuais complicações ginecológicas.
Algumas das precauções que podem ser tomadas:
- Fazer visitas anuais ao ginecologista;
- Fazer o auto-exame uma vez por mês;
- Submeter-se ao exame de mamografia anualmente após os 40 anos.
O objetivo fundamental do auto-exame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.
O auto-exame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.
A freqüência com que se faz o exame torna mais fácil notar qualquer modificação nas mamas de um mês para o outro.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, crítica ou sugestão. Qualquer palpite é sempre bem-vindo.