Com que roupa eu vou?




Quem é que nunca fez essa pergunta?

Houve um tempo que o tema vestuário provocava entusiasmadas discussões no meio evangélico. O assunto era polêmico, mas esvaziou-se diante de profunda investigação bíblica, ficando restrito apenas no meio da Igreja Assembléia de Deus que sempre foi a mais exigente em usos e costumes, mesmo assim já mudou muito. 

Nos anos 80, em minha fase de juventude era comum a recomendação da liderança da igreja especialmente para as moças, observando que deveriam usar vestidos ou saia. Na igreja onde cresci (em Bauru - interior de SP), o rigor não era tanto e aplicava-se somente quando fosse participar diretamente do culto. Muitas vezes, a gente estava escalado para o louvor, tinha ensaiado muito, mas, se chegasse de calça comprida ficava no banco, e não tinha choro.

Hoje entendemos melhor que vida cristã compreende o conjunto de princípios ensinados por Jesus Cristo, transmitidos pelos Apóstolos e expressos nas Sagradas Escrituras; enquanto os usos e costumes são dogmas humanos, tradições de uma cultura local, de um povo ou nação, e não se encontram escritos na Bíblia Sagrada.

Mesmo assim, considero que devemos atentar para a questão para não cair nos extremos, quer seja  se vestindo de modo ostensivo, luxuoso ou relaxado. A Bíblia fala que devemos dar bom testemunho em tudo e não escandalizar nosso irmão. 

Um dia eu li uma frase sobre o jeito de se vestir que achei muito interessante, dizia assim: “As mulheres que não são vaidosas na sua roupa de vestir são vaidosas de não serem vaidosas na sua roupa de vestir”. Pois é, de qualquer jeito temos que cuidar da tal vaidade e também da ansiedade quanto ao que vestir. 
 
Jesus mesmo já nos ensinou isso: "Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?  Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? "Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles”.
Mateus 6: (NVI)

Acredito que vestir-se bem não significa gastar muito dinheiro com moda e marcas, mas estar adequado para cada ocasião. Hoje não somente mulheres, mas muitos homens gostam de vestir-se bem.  E Eu particularmente acho isso ótimo, pois é bem bacana ver um casal alinhado, não é?! 

Por mais simples que a pessoa seja, todos devem se preocupar com o que vestir. Você não iria para a igreja com roupa de praia, iria?! Que tal pensar em um casamento? Sei que escolheria o que tem de melhor no seu guarda roupa. Quando vamos a uma reunião na casa de amigos, também queremos estar vestidos de acordo com o ambiente. E em casa, ah... em casa qualquer coisa serve!!!  Será?! Acho que não, pois quando chegamos em casa escolhemos sempre a roupa mais confortável, que também é um critério pelo mais adequado. 

Os estudiosos dizem até que o estilo de se vestir diz muito sobre a pessoa. Também compreendo que o jeito de se vestir demonstra o grau de importância que damos para a ocasião ou seu organizador. É uma forma de honra o anfitrião ou homenageado.

Mas cuidado, o extremo também deve ser evitado. Conheci pessoas que se não tiver uma roupa nova não sai de casa, não vai para a festa de um amigo ou evento qualquer. Mulheres que se não for ao salão de beleza não vão nem a igreja. Tudo que passar a ser o centro das atenções pode virar idolatria. Uma coisa é certa, a roupa ou a aparência em geral nunca pode ser nossa preocupação maior. O texto de Mateus  6 termina lembrando bem: “Buscai primeiro o reino de Deus e todas as outras coisas vos serão acrescentadas”.

Comentários