Ser missionário




Muitas pessoas nos perguntam o que é ser missionário e ainda como ser um missionário. São perguntas que, anos atrás, também fizeram parte de nossas indagações. Vamos buscar algumas respostas, que não tem a ambição de concluir essa questão, mas que poderão ser completadas e reforças ou revistas a pedida que alguém desejar contribuir.

Quando se fala em missões ou há romantismo ou medo. Dizemos romantismo quando alguém subestima os problemas e só vê o lado positivo, considerando que a vida do missionário se resume nas coisas boas, como: viagens, conhecer pessoas e lugares novos, pregar a palavra, gente se convertendo a Jesus e novas igrejas sendo plantadas. Isso é uma realidade, mas não é só isso, na se pode esquecer que os problemas do dia a dia não acabam da noite para o dia. Em muitos lugares, dentro e fora do país há perseguição, o missionário está sujeito a adoecer, se cansar, ter aborrecimentos, também tem saudade de sua terra, sua família e amigos, e passa por tudo mais de uma pessoa qualquer. Já o medo vem quando se maximiza os problemas e pensa que tudo isso tem que ser vencido coma as próprias forças, quando se pensa primeiro em terras distantes, culturas estranhas, comida estranha e sobretudo que é necessário enterrar os sonhos.

A vida de missionário é diferente sim, mas  especialmente na forma de olhar o mundo tirando o foco do eu e colocando no próximo.

Ser missionário é fazer uma decisão radical de entrega total ao reino de Deus em prol do reino de Deus.
Ser missionário é ter coragem de dividir tudo com os outros: o tempo, a família, os recursos, o conhecimento, a alegria.
Ser Missionário é abrir mão de muitas coisas sim, mas ainda sim continuar sonhando

Ser missionário é olhar os desafios sem medo de enfrentá-los, seja no bairro, na cidade, no país ou além do mar.
Ser missionário é saber calar-se e esperar somente em Deus.
Ser missionário é um privilégio que está ao alcance de todos.

Ser missionário é ter convicção e entusiasmo para arriscar-se a anunciar da boa-nova do evangelho em temo e fora de tempo;

Ser missionário não é só percorrer grandes distâncias, ir para outros continentes, mas é a difícil viagem de sair de si, ir ao encontro do outro, ir ao encontro do “diferente”, ir ao encontro do marginalizado, do necessitado;

Ser missionário é tb ser modelo na própria casa, no trabalho e na comunidade em que se vive.  

Ser missionário não é compromisso só de determinadas pessoas, mas a essência de ser cristão. É um compromisso de toda pessoa salva e remida pelo sacrifício de Jesus.
Ser missionário é mais do que um sonho, é uma decisão. Assumindo o compromisso de cristão, vivendo e transmitindo a boa-nova da salvação, do amor, da paz, da justiça e do perdão.

Comentários