Mulher: obra prima de Deus


Há alguns anos o mundo começou a olhar para as mulheres e observar mais atentamente suas peculiaridades,  suas necessidades, seus interesses e seu potencial. Não demorou muito resolveu dedicar um dia especial para comemorar o Dia da Mulher. Demorou...

Eu costumo observar a vida das mulheres ao meu redor. Como são diferentes umas das outras. Não uma sequer igual a outra, mães e filhas, irmãs, nem mesmo irmãs gêmeas. Cada uma tem sua singularidade e é isso que deixa o mundo mais alegre, assim como as flores deixa mais colorido.

Você já parou para observar sua singularidade? O que você tem de diferente das mulheres que você convive? Aproveite esse dia para ver sua trajetória de vida, lembrar de coisas boas ou das difíceis que você superou, Aproveite para se redescobrir e perceber que você é uma mulher única.

Eu por exemplo, fiz isso e me lembrei de tantas coisas bacanas. Sempre fui dinâmica, comunicativa e criativa. Comecei a trabalhar aos 17 anos e a independência sempre se fez presente na minha personalidade. Nasci numa pequena cidade chamada Lucélia, no interior de São Paulo, mas cresci em Bauru, que era um pouco  maior. Sempre fui uma aluna dedicada, gostava de  passear muito, estar com amigos e tive poucos namorados. Casei aos 24 anos ( nem cedo nem tarde) morei em MS, onde tive meus dois filhos Gabriel e Giovana que hoje são moços e estão fora de casa. Há seis anos mudei novamente, desta vez para Paraíba, onde estou e não sei quanto tempo ficarei. Por gosto,  para sempre. Não tenho medo do novo, nem de arriscar. Mas sabe aquela inquietação, de saber se tá fazendo as coisas certas? Se está atendo a tudo e a todos ? se está dando conta dos compromisso, se está fazendo história, se está agradando os filhos, o marido, os amigos... Sei que toda mulher tem, e uma hora ou outra para se perguntar: O que eu estou fazendo com minha vida?

Um dia desses, conversando com Deus e na ânsia de saber sua vontade para minha vida e de ser um instrumento em Suas mãos, estava em meio a um conflito entre ser mãe, dona de casa e profissional. Aí Deus, que é maravilhoso em sua onisciência, que conhece nossos desejos, nossa personalidade, sabe até onde queremos algo, me mandou ler Sua Palavra em Provérbios 31, a partir do vs 10. Mas Deus, um texto tão conhecido por mim... retruquei, mas obedeci.

Sabe que eu descobri. A mulher virtuosa – valorosa era uma mulher do campo. Era uma mulher como eu e você que arregaça as mangas e vai a luta, todos os dias. Vamos ver o que diz a palavra de Deus neste trecho do livro de Provérbios, na linguagem de hoje.

10 Como é difícil encontrar uma boa esposa! ela vale mais do que pedras preciosas!
11 O seu marido confia nela e nunca ficará pobre.
12 Em todos os dias da sua vida ela só lhe faz o bem e nunca o mal.
13 Está sempre ocupada, fazendo roupas de lã e linho.
14 De lugares distantes, ela traz comida para casa, como fazem os navios que carregam mercadorias.
15 Ela se levanta de madrugada para preparar comida para a família e para dar ordem às empregadas.
16 Examina e compra uma propriedade com o dinheiro que ganhou e faz nela uma plantação de uvas.
17 É esforçada, forte e trabalhadora.
18 Conhece o valor de tudo o que faz e trabalha até tarde da noite.
19 Ela prepara fios de lã e de linho pra tecer as suas próprias roupas.
20 Ajuda os pobres e necessitados.
21 Quando faz muito frio, ela não se preocupa, porque a sua família tem agasalhos para vestir.
22 Faz cobertas e usa roupas de linho e de outros tecidos finos.
23 O seu marido é estimado por todos - é um dos principais cidadãos do lugar.
24 Ela faz roupas e cintos para vender aos comerciantes.
25 É forte, respeitada e não tem medo do futuro.
26 Fala com sabedoria e delicadeza.
27 Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família.
28 Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, o seu marido, a elogia. Ele diz: "Muitas mulheres são boas esposas, mas você é a melhor de todas".
30 A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme ao SENHOR Deus será elogiada.
31 Dêem a ela o que merece por tudo o que faz, e que seja elogiada por todos.

Um poema acróstico, com cada um dos 22 versículos iniciados por uma letra do alfabeto hebraico, incentiva a memorização desta peça literária. Não sabemos quem era aquela mulher, mas como ela era. Essa mulher virtuosa continua mais viva do que nunca.

Essa mulher fora do comum era paradigma de virtudes: digna de confiança, diligente, organizada e amorosa. Mas é surpreendente como era capaz de ordenar as prioridades da sua vida. Investimentos sábios e gerenciamento produtivo de tudo o que era colocado sob seus cuidados mostrava como era tão linda exteriormente e em seu interior.

A descrição da mulher virtuosa termina com o segredo do seu sucesso:
(v 30), ilustrando o tema da sabedoria encontrado em todo o Livro de Provérbios, essa mulher, em primeiro lugar, temia e reverenciava a Deus; assim, os relacionamentos e reponsabilidades eram equilibrados com sabedoria. Um olhar atento para a descrição desta mulher pode ser de valor inestimável para ajudar todas as mulheres a estabelecerem suas próprias prioridades ao administrar o tempo, os recursos, e os dons que Deus lhe deu.

Desejo a vocês, mulheres, como eu, que Deus a cada dia se faça mais presente através da sua busca ao Reino de Deus, que possamos entender que Deus não quer suas filhas agarradas a um fogão e um tanque, cansada e priorizando somente o bem estar dos outros; Ele quer que estejamos felizes na sua presença, fazendo aquilo que gostamos com dignidade, respeitando nossas personalidades e querendo de nós o principal para sermos todos bem sucedidos na vida, tanto homens quanto mulheres: que é o que está escrito em Eclesiastes 12:13
"De tudo o que se tem ouvido, o mais importante é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, porque isto é o dever de todo homem" (ser humano).


Comentários