Família, como isso é bom!!


A família foi a primeira instituição criada por Deus e por isso ela é tão especial. O que seria da sociedade sem a família? Como viveriam as pessoas? Penso que como animais selvagens, soltos no mundo, sem rumo e sem norte. Sem ter com quem contar e onde se aconchegar.

Desde que o mundo é mundo a família é família e é o principal referencial do ser humano. E desde que eu me conheço por gente amo família. A minha, onde nasci e cresci era bem grande. Pai, mãe e sete filhos. Como dizia meu pai tinha moleque de "mamando a caducando". Era uma verdadeira festa quando todos se reuniam e a medida que a família foi crescendo com  a chegada dos genros e noras, mais tarde os casamentos e chegada dos netos  aí que virou farra mesmo. 

Depois que fiquei adulta comecei a sonhar com minha própria família e Deus realizou o meu sonho me dando uma linda família, do jeitinho que idealizei: esposo, um filho primeiro e depois uma filha. Como isso é bom!!! Sou grata a Ele por essa benção!!!

Mas o conceito de família vem sofrendo com as mudanças da sociedade. Há movimentos buscando novas definições, tentando mudar até mesmo os termos da Constituição Federal. Existem diversas definições de família, porém aqui destaco três delas:

Família clássica ou nuclear: Composta por o pai e a mãe, além dos filhos. Também é família quando esteve recém-casado o casal sem ter filhos ainda.

Família monoparental: composta por apenas um dos progenitores: pai ou mãe por causa de circunstanciais como morte, abandono ou divórcio. Ou por decisão (na maior parte dos casos, de mulher) de ter um filho de forma independente.

Sociologicamente:  É o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. 

A polêmica sobre conceito de família é tema de uma enquete no Portal da Câmara, que tem como objetivo avaliar se os cidadãos são favoráveis ou contrários ao conceito incluído no Projeto de Lei 6583/13, do deputado Anderson Ferreira (PR-PE), que cria o Estatuto da Família.
O Estatuto define o núcleo familiar a partir da união entre homem e mulher, por meio de casamento, união estável ou comunidade formada pelos pais e seus descendentes.
O texto apresenta diretrizes de políticas públicas voltadas para a entidade familiar e obriga o poder público a garantir as condições mínimas para a “sobrevivência” desse núcleo.

Enquete
Desde fevereiro de 2014 uma enquete sobre o projeto está sendo realizada no site da Câmara e já recebeu mais de 4 milhões de votos, considerado um recorde. A pesquisa online pergunta se o internauta concorda com a definição de família sugerida pelo estatuto. Até o fechamento desta reportagem, 50,15% disseram que sim (1.840.975 votos), 49,53% afirmaram que não (1.818.280 votos) e 0,32 (11.730 votos) não tem opinião formada a respeito do assunto.


Para votar:  http://www2.camara.leg.br/agencia-app/votarEnquete

Comentários